O castelo de Gaziantep, do século II, foi danificado pelo terremoto que atingiu a Turquia nesta segunda-feira (06). O epicentro do tremor foi no povoado de Kahramanmaras, próximo à cidade de Gaziantep, onde fica o castelo de mesmo nome. A região é próxima da fronteira com a Síria.
Imagens nas redes sociais mostram que partes das paredes da fortaleza desabaram. O terremoto de magnitude 7,8 atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria nesta segunda-feira, derrubando centenas de edifícios e matando pelo menos 1.500 pessoas nos dois países.
El castell romà de Gaziantep, amb remots orígens hitites, construït entre el segle II i III dC s’ha enfonsat a causa del gran terratrèmol d’avui. pic.twitter.com/HqVPXicYkz
— Josep Lluís Alay (@josepalay) February 6, 2023
De acordo com o g1, centenas ainda podem estar presas sob os escombros, aumentando o número de vítimas à medida que equipes de resgate vasculhem os destroços em cidades e vilas, tanto na Turquia quanto na Síria.
Em ambos os lados da fronteira turca, moradores foram acordados pelo terremoto antes do amanhecer e correram para fora em uma noite fria, chuvosa e com neve de inverno, enquanto os prédios foram destruídos e fortes tremores secundários continuaram.
O abalo sísmico aconteceu a cerca de 90 quilômetros da fronteira turca com a Síria. Pelo menos 20 tremores secundários aconteceram algumas horas após o principal abalo, o mais forte deles de intensidade 6,6, segundo autoridades turcas.
Esse é um dos terremotos mais fortes da última década na região, que fica no local onde se encontram duas placas tectônicas. Segundo o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, o epicentro do tremor foi a apenas 10 km da superfície.