PRESERVAÇÃO DA CULTURA

Chechênia impõe limite musical: “nem muito rápida, nem muito lenta”

A decisão foi acertada após reunião do Ministério da Cultura com artistas locais, estaduais e municipais

A decisão foi acertada após reunião do Ministério da Cultura da Chechênia com artistas locais, estaduais e municipais.
Governo da Chechênia impõe restrições nas músicas – Créditos: Reprodução/ Governo da Chechênia

A República da Chechênia, parte das repúblicas da Federação Russa, decidiu por impor limites às músicas tocadas no país. O governo alega que as restrições são para preservação da cultura local. De acordo com o jornal Moscow Times, canções que fujam do tempo de 80 a 116 batidas por minuto (bpm) estarão proibidas de serem reproduzidas.

Publicidade

Musa Dadayev, o ministro da Cultura da Chechênia, anunciou a nova medida através de suas redes sociais, na última sexta-feira (6). “Anunciei a decisão final, acordada com o chefe da República Chechena Ramzan Akhmatovich Kadyrov, de que a partir de agora todas as obras musicais, vocais e coreográficas devem corresponder a um andamento de 80 a 116 batidas por minuto”, escreveu Dadayev.

Tomar emprestado a cultura musical de outros povos é inadmissível”, finalizou o ministro.

A repercussão da medida na Chechênia

A Chechênia tem população de maioria conservadora e muçulmana e já conta com gêneros musicais populares e tradicionais na faixa de 80-116 BPM. O Ministério da Cultura se reuniu com artistas locais, estaduais e municipais para acertar a decisão. Todos compreenderam a importância de preservar a identidade cultural do país naquilo que se escuta.

Segundo comunicado apresentado pelo governo, Ramzan Kadyrov, o líder do país, disse que o ministro da Cultura deveria fazer com que música chechena “se adaptasse à mentalidade chechena”.

Publicidade

Segundo o Moscow Times, ainda devido à nova lei, artistas locais deverão adaptar suas músicas até 1° de junho, acomodando-as às restrições. “Caso contrário, eles não seriam autorizados a se apresentar em público”, explicou Dadayev.

Músicas famosas com mais de 116 batidas por minuto

Apesar da lei aplicar-se apenas para a arte doméstica, algumas músicas mundialmente famosas superam a marca estipulada. Portanto, se as obras seguintes fossem produzidas em solo chechênio, sua reprodução seria proibida. Confira algumas músicas que se encaixam nesta categoria:

1. 100 Milion, de Birdman

A canção lançada em 2007 é mundialmente famosa pela participação de rappers de peso, como Lil Wayne. No Youtube, passa das 34 milhões de visualizações e tem mais de quatro milhões de reproduções no Spotify.

Publicidade

2. Candy Shop, de Madonna

Conhecida como a rainha do pop, a cantora Madonna lançou esta música em 2008, em seu álbum Hard Candy. É a canção de abertura do álbum e acumula quase cinco milhões de reproduções no Spotify.

Publicidade

3. Heavy Metal Lover, de Lady Gaga

Em 2011, Lady Gaga lançava seu icônico álbum Born This Way, e a 13° faixa é esta canção. Com mais de 57 milhões de reproduções no Spotify e 18 milhões de visualizações no Youtube, a música é autêntica e inovadora para o cenário do pop na época.

4. New Rules, de Dua Lipa

Lançada em 2017, New Rules foi a música que lançou o nome da artista Dua Lipa no cenário internacional da música. Com mais de três bilhões de visualizações no YouTube e duas bilhões de reproduções no Spotify, a canção hit foi fundamental para a carreira da cantora.

Publicidade

5. Redemption Song, de Bob Marley & The Wailers

A música do cantor que recentemente ganhou um filme sobre sua história foi lançada nos anos 80 e até hoje move os ouvintes. A canção tem mais de 340 milhões de reproduções no Spotify e há quatro anos ganhou um clipe animado, que ultrapassa as 17 milhões de visualizações.

*sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.