A China iniciou nessa quinta-feira (20) a construção de um novo poço, ou “buraco do inferno” como ficou conhecido nas redes sociais. O projeto se aprofundará pela crosta terrestre, ao mesmo tempo que o país intensifica a busca por recursos naturais escondidos a dezenas de milhares de metros abaixo da terra. A empreitada envolve grande equipe de engenheiros.
O buraco chegará a 10.520 metros no solo na Bacia de Sichuan, no sudoeste da China, segundo informações da agência de notícias estatal Xinhua. A região é uma área importante para a produção de gás e a equipe técnica espera encontrar uma grande reserva de gás natural, explicou a reportagem.
O anúncio veio apenas algumas semanas depois que a China deu início à perfuração de outro poço que está programado para se aprofundar ainda mais na Terra: uma escavação planejada de 11.100 metros. Esse projeto está localizado na Bacia de Tarim, na região autônoma de Xinjiang, no noroeste do país.
Se ambos os “buracos para o inferno” forem concluídos, eles estariam entre dois dos mais profundos poços feitos pelo homem no mundo. Por outro lado, eles não seriam os mais profundos. Atualmente, esse recorde pertence ao extinto Poço Superprofundo de Kola, no noroeste da Rússia.
O projeto de perfuração científica data da era soviética e levou 20 anos para ser concluído. O poço chegou a 12.262 metros de profundidade.
Esses buracos ultraprofundos se estendem mais do que o Monte Everest, medindo de cima para baixo, que tem pouco mais de 8.800 metros de altura.
Este novo projeto na Bacia de Sichuan é operado pela PetroChina Southwest Oil and Gasfield Co, subsidiária da China National Petroleum Corporation, que é uma das maiores empresas estatais de energia do país, ainda segundo a Xinhua.
The drilling of a borehole for scientific exploration with a design depth of 10,520 meters started on Thursday in SW China’s Sichuan, which is considered the world’s most difficult one to drill of its kind with the most complex geological conditions. pic.twitter.com/TAN53yzNw1
— China News 中国新闻网 (@Echinanews) July 20, 2023