Uma cidade no Japão está em alerta máximo após um gato cair em um tanque de produtos químicos perigosos e desaparecer. Segundo autoridades de Fukuyama, prefeitura de Hiroshima, o animal foi visto pela última vez deixando uma fábrica de revestimentos de metal no domingo (10).
Na segunda-feira (11), um funcionário do local chegou para trabalhar e encontrou um rastro de pegadas cor de ferrugem que levou até um tanque de 3 metros de profundidade de cromo hexavalente, um produto químico cancerígeno que pode induzir erupções na pele e inflamação se tocado ou inalado.
As autoridades intensificaram as buscas e alertaram os moradores para não se aproximarem do animal, mas o gato ainda não foi encontrado, e não está claro se ele está vivo.
Officials in Fukuyama, Japan, have cautioned residents to avoid contact with a cat that is believed to have jumped into a vat of toxic chemicals. The feline was last seen leaving the Nomura Plating Fukuyama factory, and pawprints leading away from a vat of hexavalent chromium, a… pic.twitter.com/HQ23yBU6wx
— Volcaholic 🌋 (@volcaholic1) March 13, 2024
A fábrica está colaborando nas buscas, e os funcionários estão usando roupas de proteção. Nenhum problema de saúde foi relatado entre a equipe até o momento.
O cromo hexavalente, ou cromo-6, é conhecido por ser prejudicial à saúde. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), a substância é prejudicial aos olhos, à pele e ao sistema respiratório. A exposição a ela pode prejudicar os trabalhadores, sendo que a gravidade dos efeitos depende da dose e da duração da exposição.
Os especialistas expressam dúvidas sobre a sobrevivência do gato após o contato com a substância, já que mesmo que o pelo do animal proteja a pele de queimaduras grandes imediatamente, os gatos limpam a pele lambendo-a, movendo a solução corrosiva para a boca.