Uma família de cinco brasileiros sofreu um naufrágio na Colômbia e foi resgatada neste sábado (23). O grupo, formado por um casal e seus três filhos, iniciou o trajeto no Panamá e precisou abandonar o veleiro quando ele começou a afundar. Eles passaram mais de nove horas em um bote até a Marinha da Colômbia chegar para o resgate.
#LoÚltimo 🚨Luego de más de nueve horas de búsqueda, unidades de Guardacostas de @ArmadaColombia rescataron a cinco extranjeros, todos miembros de una misma familia de nacionalidad brasileña 🇧🇷, quienes se encontraban en emergencia en el mar, luego de que el velero en el que… pic.twitter.com/VyV2FNoiBq
— Fuerza Naval del Caribe (@FNC_ArmadaCol) December 23, 2023
A emergência ocorreu a aproximadamente 20 quilômetros da costa do país. Vale ressaltar que os brasileiros conseguiram comunicar a situação de emergência antes de abandonar o veleiro no Golfo do Morrosquillo. As autoridades constataram que o incidente se deu por conta de condições meteorológicas adversas.
As busca pela família
Conforme divulgado pelo “El Espectador”, da Colômbia, as operações de busca foram iniciadas nas proximidades do veleiro. Assim, as equipes da Guarda Costeira conseguiram localizar a embarcação, a qual já havia afundado parcialmente. Os guardas constataram a ausência da família no local e suspeitaram que ela poderia ter ido no sentido da ilha Ceycén.
Posteriormente, uma nova equipe foi designada para essa área e conseguiu encontrar os brasileiros.
De acordo com a Marinha colombiana, o grupo passou por um avaliação sobre o seu estado de saúde. Os exames indicaram que todos apresentavam sinais vitais em boas condições e não havia nenhum caso de desidratação.
*sob supervisão de Camila Godoi