Clientes de uma loja de departamentos Ikea em Xangai, na China, forçaram a saída do estabelecimento neste sábado (13) após o anúncio de que o local seria fechado, com seus clientes dentro, por causa de suspeita de uma pessoa ter entrado em contato com um infectado por Covid-19.
Vídeos que circulam nas redes sociais chinesas mostram clientes empurrando seguranças em pânico enquanto o sistema de som anunciava que o shopping estava sendo fechado devido ao rastreamento de pessoas que tiveram contato com a doença.
Ikea Shoppers Panic After Security Locks Down Store on Covid Risk in China pic.twitter.com/s8vlEDnJuZ
— 🇯🇴🇭🇳🇾 🇿🇮🇩 ♥️🇮🇳 (@Johny_mera_name) August 15, 2022
A motivação para o fechamento, segundo apuração da BBC, foi que a loja recebeu uma pessoa que teve contato com uma criança de 6 anos que testou positivo para Covid-19, apesar de estarem assintomáticos.
De acordo com o vice-diretor do comitê de saúde de Xangai, Zhao Dandan, todas as pessoas que estavam na loja ficarão em quarentena por 2 dias em suas casas e serão monitoradas por 5 dias.
Covid em Xangai
Xangai, a cidade mais populosa da China, relatou cinco novas infecções locais da doença no sábado, todas assintomáticas, enquanto 2.467 casos transmitidos internamente foram relatados em todo o país.
A cidade ampliou seu requisito semanal de teste Covid-19 e estendeu os testes gratuitos até o final de setembro, em uma tentativa de manter o vírus sob controle.
Em meio a esse controle rígido, existem relatos de pedidos de fechamento de urgência, inclusive em locais inusitados, como lojas, restaurantes e academias.