altas temperaturas

Com forte onda de calor Reino Unido declara emergência nacional

O órgão da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido e o Met Office emitiram um alerta no início desta semana, com onda de calor de nível 3.

com-forte-onda-de-calor-reino-unido-declara-emergencia-nacional
Praia em Liverpool (Créditos: Christopher Furlong/Getty Images)

O escritório de Meteorologia do Reino Unido, o Met Office, declarou nesta sexta-feira (15) uma emergência nacional, emitindo um alerta vermelho de “calor extremo” para partes da Inglaterra para segunda-feira (18) e terça-feira (19) da próxima semana.

Publicidade

A previsão é de que as temperaturas podem atingir recordes. “Temperaturas excepcionais, talvez recordes, devem ocorrer na segunda-feira e novamente na terça-feira”, disse o Met Office em seu site.

“As noites também devem ser excepcionalmente quentes para o Reino Unido, especialmente nas áreas urbanas. Isso provavelmente levará a impactos generalizados nas pessoas e na infraestrutura”, completou o comunicado.

O órgão da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido e o Met Office emitiram um alerta no início desta semana, com onda de calor de nível 3 para algumas partes do país. As altas temperaturas exigem que os serviços sociais e de saúde tomem medidas extras para proteger os vulneráveis.

O alerta vermelho, nível 4, é definido no site do Met office como sendo atingido “quando uma onda de calor é tão grave e/ou prolongada que seus efeitos se estendem para fora do sistema de saúde e assistência social. Nesse nível, doença e morte podem ocorrer entre a população saudável, e não apenas em grupos de alto risco”.

Publicidade

Incêndios na Europa

Devido a forte onde de calor na Europa, mais de 20 incêndios florestais assolaram Portugal. Meteorologistas esperam que as temperaturas se elevem para mais de 40 graus Celsius.

“Um incêndio está entrando em uma zona urbana, com muita vegetação seca que, com pequenas fagulhas, rapidamente se torna um incêndio secundário. Estamos preocupados e é isso que estamos dizendo às pessoas”, disse à CNN Richard Marques, funcionário da proteção civil na área de Algarve, no sul de Portugal.

Na França, cerca de 800 bombeiros apoiados por seis aviões bombardeiros lutavam contra dois incêndios florestais no sudoeste. Milhares de pessoas tiveram que deixar a região, disse a prefeita de Gironde, Fabienne Buccio.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.