VOLTA ÀS AULAS

Com presença de Zelensky e do cachorro Patron, crianças voltam às aulas na capital da Ucrânia

Cachorro treinado pelo exército do país também apareceu em cerimônia para alegrar crianças.

No total, estima-se que mais de 2.400 escolas ucranianas forma danificadas pela guerra. (Créditos: Alexey Furman/Getty Images)

As escolas na região ao redor de Kiev, capital da Ucrânia, optaram por retomar a rotina de aulas com as crianças, contando com a presença do presidente Volodymir Zelensky para dar mais confiança aos pequenos. Uma das condições para o retorno foi a instalação de abrigos antibombas em todas as instalações para proteger os alunos.

Publicidade

As aulas na Ucrânia foram suspensas ainda março, logo no início do conflito. Desde então, as crianças ucranianas estão há 6 meses sem frequentar as escolas, agravando a perda que os estudantes já acumulavam da pandemia.

Em Irpin, ao oeste de Kiev, o cachorro Patron (Cartucho no idioma local), treinado pelo exército da Ucrânia para procurar bombas, compareceu a uma cerimônia de certificação da escola junto com Zelensky para inaugurar a volta às aulas. Patron é considerado uma das imagens mais marcantes da guerra para os ucranianos. Zelensky aproveitou para inspecionar o abrigo antibombas da escola.

Em Bucha, cidade terrivelmente danificada pela guerra, os alunos da primeira série entraram nas salas de aula nesta  quinta-feira (1) segurando balões nas cores azul e amarelo da bandeira ucraniana. Alguns vestiam camisas bordadas tradicionais. Para celebrar, as crianças posaram para fotos e sorriram de volta para seus pais.

Publicidade

Publicidade

A data do primeiro de setembro é simbólica, pois é quando tradicionalmente ocorre a volta às aulas na Europa. Ao realizar o movimento, Zelensky conseguiu acompanhar os países vizinhos.