PRIMÁRIAS NORTE-AMERICANAS

Conheça Ron DeSantis, governador da Flórida que está na disputa pela Casa Branca

O político lançou candidatura pelo Partido Republicano e disputará com o ex-presidente americano Donald Trump

Ron DeSantis
(Crédito: Octavio Jones/Getty Images)

Ron DeSantis, governador da Florida, lançou sua candidatura para a presidência dos Estados Unidos. O político de 44 anos desafiará o ex-presidente americano, Donald Trump, pela nomeação do Partido Republicano na corrida presidencial pela Casa Branca em 2024.

Publicidade

O anúncio da candidatura aconteceu durante uma live no Twitter, junto com o dono da plataforma, o empresário Elon Musk. Porém o evento apresentou diversos problemas técnicos durante a transmissão, na quarta-feira (24).

Formação

Ronald Dion DeSantis nasceu em Jacksonville, Florida em 1978. Oriundo de uma família de origem italiana e de classe média, o governador da Florida se formou em história na Universidade de Yale, onde foi capitão do time de beisebol e ingressou na conhecida Escola de Direito de Harvard.

Em Harvard, DeSantis se tornou oficial da Marinha dos Estados Unidos e foi designado para o braço jurídico da organização, o Corpo de Juízes e Advogados Gerais (JAG). Como consultor jurídico, trabalhou na Baía de Guantánamo e com oficiais enviados para o Iraque.

Carreira

Em 2010, DeSantis saiu do exército com honras, e segue sendo um reservista da Marina americana. Ainda em 2010, o político se casou com a jornalista Casey DeSantis. O casal tem três filhos: Madison, Mason e Mamie.

Publicidade

Após o serviço no exército, DeSantis se tornou promotor federal e em 2012, se candidatou para uma vaga no Congresso americano, sendo eleito pelo sexto distrito da Florida, considerado um dos mais conservadores do Estado.

Durante o seu tempo no Congresso, DeSantis fez forte oposição ao ex-presidente americano Barack Obama, criticando medidas consideradas como intervencionistas.

Governador

Em 2018, DeSantis anunciou a intenção de concorrer ao cargo de governador da Florida e recebeu o apoio de Trump, que teve forte influencia na campanha. O republicano ganhou uma disputa apertada contra o democrata Andrew Gillum.

Publicidade

Na pandemia de coronavírus, o governador da Florida aplicou medidas importantes para reduzir a propagação da covid-19, como um lockdown em todo o Estado. Contudo, DeSantis logo voltou atrás, suspendendo as medidas restritivas e se opondo a obrigatoriedade ao uso de máscaras.

Em julho de 2020, em meio a uma alta de casos de coronavírus nos Estados Unidos, DeSantis permitiu que as escolas fossem reabertas.

Polêmicas

No governo, DeSantis expandiu o direito ao uso de armas de fogo, assinou um projeto de lei que proíbe abortos após seis semanas e condenou a política migratória do presidente americano Joe Biden, mostrando a sua insatisfação com o tema de forma simbólica ao ordenar que um grupo de 50 migrantes, a maioria deles venezuelanos, fosse levado de avião para a ilha de Martha’s Vineyard, reduto luxuoso que fica no Estado de Massachusetts e tradicionalmente democrata.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.