O Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) vai se reunir nesta segunda-feira (30), para discutir o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, na Faixa de Gaza.
A reunião foi convocada emergencialmente na última semana, a pedido dos Emirados Árabes Unidos, e será presidida pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O encontro acontecerá em Nova York (EUA), sede da ONU.
O órgão enfrenta um impasse com tentativas em vão em aprovar uma resolução humanitária a fim de permitir, principalmente, o trânsito de civis e a entrada de ajuda no território da Faixa de Gaza.
O conflito já deixou milhares de mortos em Israel e Gaza. O Hamas afirma que 8 mil pessoas morreram em Gaza. Este número não foi verificado por entidades independentes. Do lado israelense, há cerca de 1.400 vítimas. O enfrentamento teve início em 7 de outubro.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, tem indicado uma nova ofensiva contra o território palestino. No sábado (28), forças israelenses deram início a uma operação por terra. Netanyahu afirmou que este é o começo de uma segunda fase da guerra.
Desde o início do conflito no Oriente Médio, o conselho já se reuniu seis vezes para debater a situação. No período, quatro textos foram derrotados no Conselho de Segurança.
Duas propostas eram de autoria da Rússia. Já os outros dois textos haviam sido apresentados pelo Brasil e pelos Estados Unidos.
O Itamaraty afirma, porém, que não há perspectiva de levar à votação novas propostas nesta segunda. Apesar disso, o Brasil tem costurado um novo texto junto a representantes diplomáticos dos outros 14 membros do Conselho de Segurança; dos quais cinco são permanentes: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.
Gaza: More than 1 million people have been displaced in recent weeks.
Civilians, including women & girls, urgently need lifesaving supplies, safe shelter, protection, support & maternal health care.
Latest update from @UN_Women : https://t.co/Z6zHQwrFUZ pic.twitter.com/QchDN5nVqZ
— United Nations (@UN) October 30, 2023