O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reuniram em Nova York, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (20). A reunião começou por volta das 17h no horário de Nova York (18h, no horário de Brasília) e durou mais de meia hora. Lula e Zelensky se encontram nos Estados Unidos em razão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Ver essa foto no Instagram
Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disseram a jornalistas que a reunião foi boa e de cooperação. Kuleba relatou que Lula se comprometeu com a Ucrânia e a continuar ajudando a promover a paz.
O presidente da Ucrânia se pronunciou após o encontro nas redes sociais: “Reunião importante com Lula. Após a nossa discussão honesta e construtiva, instruímos as nossas equipas diplomáticas a trabalhar nos próximos passos nas nossas relações bilaterais e nos esforços de paz. O representante brasileiro continuará participando das reuniões da Fórmula da Paz.”
Lula também falou sobre o encontro nas redes: “Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países”.
O encontro aconteceu no hotel onde Lula está hospedado, e o presidente ucraniano utilizou uma “entrada secreta”. Diferente dos outros chefes de Estado que se reuniram com o presidente brasileiro, Zelensky conta com um esquema de segurança muito reforçado.