A Coreia do Norte dispara neste domingo (18) outros novos dois mísseis balísticos perto da costa do Japão e Coreia do Sul.
Segundo o governo norte-coreano, os disparos ocorreram durante testes, feitos dias depois de Kim Jong-un, líder do país, anunciar o teste bem-sucedido de um motor de combustível sólido para um novo sistema militar.
Neste ano, a capital do país, Pyongyang, bateu recorde em manobras militares, a maioria em resposta a exercícios conjuntos entre EUA e Coreia do Sul.
De acordo com o vice-ministro da Defesa do Japão, Toshiro Ino, os mísseis caíram fora da zona econômica exclusiva do Japão (ZEE) e não houve relato de danos.
Por meio da agência de notícias estatal norte-coreana KCNA, a Academia de Ciência de Defesa da Coreia do Norte, disse que o “teste deste domingo tinha como objetivo testar equipamentos como lançador do míssil, radar e veículo de comando de batalha, além do desempenho de combate”.
Tensões na Ásia
As tensões no continente asiático se intensificam a cada dia com demonstrações de força e poderio militar de ambos lados.
No começo deste mês, a Coreia do Norte disparou pelo menos dez mísseis a leste e oeste da península coreana, incluindo um que caiu perto das águas territoriais sul-coreanas.
Em resposta, a Coreia do Sul lançou três mísseis ar-terra dos caças F-15K e KF-16. “O ataque preciso de nossos militares mostrou nossa vontade de responder firmemente a quaisquer provocações norte-coreanas, incluindo mísseis balísticos de curto alcance, e nossa capacidade e prontidão para atingir precisamente o inimigo”, disse em nota Estado-Maior Conjunto de Seul (JCS).
North Korea fires missile over Japan prompting warnings for residents to shelter https://t.co/8xAYdqsHPz
— Guardian news (@guardiannews) October 4, 2022
Siga a gente no Google Notícias