AL JAZEERA

Coreia do Norte e Coreia do Sul trocam tiros de alerta perto da fronteira marítima

As medidas ocorrem em meio a crescentes atritos sobre os testes de armas feitos pela Coreia do Norte.

coreia-do-norte-e-do-sul-trocam-tiros-de-alerta-perto-da-fronteira-maritima
A Coreia do Sul disse que os disparos de artilharia norte-coreana violaram um acordo inter-coreano (Créditos: Chung Sung-Jun/Getty Images)

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul trocaram tiros de advertência na costa oeste, acusando-se mutuamente de violar sua fronteira marítima em meio a tensões crescentes sobre os testes de armas de Pyongyang.

Publicidade

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) disse que transmitiu avisos e disparou tiros de advertência para repelir um navio mercante norte-coreano que cruzou a Linha de Limite Norte (NLL), a fronteira marítima, aproximadamente às 3h40, em horário local, desta segunda-feira (24).

Os militares da Coreia do Norte disseram ter disparado 10 tiros de artilharia de advertência em direção às suas águas territoriais, onde “movimento inimigo naval foi detectado”. Ele acusou um navio da marinha sul-coreana de invadir águas norte-coreanas sob o pretexto de reprimir um navio não identificado.

“Ordenamos contramedidas iniciais para expulsar fortemente o navio de guerra inimigo, disparando 10 projéteis de vários lançadores de foguetes perto das águas onde ocorreu o movimento inimigo”, disse o Exército Popular da Coreia do Norte em comunicado divulgado pela agência de notícias oficial KCNA.

A Coreia do Sul disse que os disparos de artilharia norte-coreana violaram um acordo inter-coreano de 2018 sobre a redução de animosidades na península coreana. Ele disse que os projéteis norte-coreanos não caíram em águas sul-coreanas, mas que está aumentando sua prontidão militar. Não houve relatos de confrontos, mas a fronteira marítima mal definida na costa oeste da península coreana é uma fonte de conflito entre os dois países.

Publicidade

As forças da Coreia do Sul confirmaram que a Coreia do Norte disparou 10 projéteis de lançadores múltiplos de foguetes em um zona marítima perto da fronteira com a Coreia do Sul. https://t.co/d9iX2az2zI

— Direto do Front (@DiretoFront) October 23, 2022

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.