abrigos lotados

Cresce a crise humanitária com deslocamento massivo no Líbano

Mais de 1,2 milhões de cidadãos precisaram sair de onde estavam em menos de um ano; ONU relata que muitos estão sendo forçados a viver ao ar livre

líbano
Créditos: Getty Images

Na turbulência do Oriente Médio, o Líbano enfrenta uma crise humanitária sem precedentes. Ataques israelenses deixaram quase 2.000 mortos e deslocaram mais de 1,2 milhão de libaneses em menos de um ano. Com os abrigos sobrecarregados, a ONU relata que muitos estão forçados a viver ao ar livre.

Publicidade

Autoridades e organizações humanitárias trabalham para encontrar soluções, mas as dificuldades não param de aumentar. Escolas transformadas em abrigos acabam interrompendo a educação das crianças, enquanto hotéis e clubes noturnos tentam amenizar a situação. No entanto, ainda há espaço limitado para receber todos os necessitados.

Desafios dos abrigos no Líbano

A superlotação dos quase 900 abrigos no Líbano somou-se à crescente crise humanitária. Rula Amin, da ONU, destacou que muitos abrigos já não conseguem mais atender a demanda crescente por abrigo seguro. Beirute e a região de Monte Líbano são algumas das áreas mais atingidas.

Com tantas pessoas sem teto, há relatos de famílias dormindo nas ruas, em parques públicos e praias. A situação é crítica, com milhares de refugiados atravessando a fronteira com a Síria à pé, tentando escapar da violência iminente.

Como as famílias do Líbano estão sobrevivendo?

Com perdas devastadoras, as famílias neste cenário de conflito recorrem a quaisquer meios disponíveis para sobreviver. Mathieu Luciano, da Organização Internacional para as Migrações, expressa preocupação com o destino de milhares de trabalhadoras domésticas também desamparadas. Sem documentação e temendo deportações, muitas evitam procurar assistência.

Publicidade
  • Ruas e espaços públicos tornaram-se áreas de dormitório improvisadas.
  • Escolas sendo usadas como abrigos estão prejudicando a educação infantil.
  • Trabalhadoras domésticas, majoritariamente do Egito e Sudão, enfrentam abandono.

Impactos da escalada do conflito

O conflito no Oriente Médio, envolvendo várias frentes, exacerba a crise no Líbano. Israel, apoiado pelos Estados Unidos, combate o chamado Eixo da Resistência, incluindo Hezbollah e outras milícias apoiadas pelo Irã. As tensões na Faixa de Gaza, Cisjordânia e Líbano continuam a aumentar.

Com operações terrestres e aéreas, o Exército israelense já atingiu parte significativa do Hezbollah. Esse conflito causou, no Líbano, o dia mais mortal desde 2006, quando Israel realizou bombardeios significativos. A resposta militar de Israel visa desmantelar as resistências nas áreas disputadas.

Esperanças de refugiados e ajuda internacional

Com os olhos do mundo voltados para o Líbano, as Nações Unidas e outras entidades humanitárias pressionam por uma solução urgente. A ajuda internacional é vital para aliviar o sofrimento dos deslocados e oferecer um alívio para o sistema de abrigos sobrecarregado.

Publicidade
  1. Aumentar o número de abrigos temporários em áreas seguras.
  2. Facilitar a obtenção de documentos para trabalhadores estrangeiros.
  3. Coordenar esforços internacionais para aliviar a pressão no Líbano.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.