ELEIÇÕES ARGENTINA 2023

Debate entre Massa e Milei: veja a repercussão na mídia internacional

Os portais de comunicação concordaram que o ministro da Economia teve um desempenho melhor que o líder do grupo A Liberdade Avança

Debate entre Massa e Milei: veja a repercussão na mídia internacional
Portais de outros países analisam o debate entre Massa e Milei (Crédito Foto: Captura/Perfil Argentina)

Sergio Massa e Javier Milei fizeram o último debate antes do segundo turno das eleições, marcado para 19 de novembro. Os dois candidatos se encontraram cara a cara na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA).

Publicidade

O encontro desse domingo (12) foi tenso e os pontos mais relevantes da noite não demoraram em ser replicados tanto por portais locais quanto internacionais.

Vários meios de comunicação internacionais analisaram o debate entre os candidatos à Casa Rosada e concordaram que o ministro da Economia teve um desempenho melhor que o líder do grupo A Liberdade Avança, a quem criticaram por não atacar o seu adversário devido à crise que o país atravessa.

O portal Folha de S. Paulo enfatizou a discussão que surgiu sobre se o líder libertário manteria laços comerciais com o Brasil. Sob o título “Milei e Massa se chocam pelas relações com o Brasil no último debate na Argentina”. A Folha disse que “os peronistas impuseram a agenda na primeira metade” do encontro.

O jornal espanhol El País nomeou o candidato da União pela Patria (UxP) como o vencedor da noite no título: “Massa encurrala um Milei subjugado no último debate presidencial argentino.” A mídia garantiu que o candidato oficial “espancou impiedosamente” o libertário e que expôs as “contradições ideológicas da extrema direita”.

Publicidade

Já a CNN em espanhol partilhou uma análise do debate e, como conclusão unânime dos analistas, afirmou que “Massa, que faz parte de um governo que vai deixar um legado difícil, aproveitou melhor a oportunidade e Milei não pôde ou não soube como levá-lo” e perdeu a oportunidade de dizer que Massa não poderia fazer nada para melhorar a situação.

O portal chileno El Mercurio publicou um resumo do encontro com o título: “Acusações e duras trocas marcam o último debate entre Milei e Massa antes do segundo turno na Argentina”.

“O ministro da Economia parecia mais sólido que o candidato libertário e em vários momentos do encontro o colocou nas cordas. O segundo turno será no próximo domingo”. E seguiu a linha geral de vários portais que indicaram que o candidato UxP conseguiu se prevalecer sobre o seu rival eleitoral.

Publicidade

Publicidade

*A reportagem completa você encontra no site da Perfil.com

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.