1º vez na história

Deputados dos EUA derrubam McCarthy; Entenda

Em votação histórica, Kevin McCarthy enfrentou uma rebelião da ala de extrema direita do partido Republicano

Kevin-McCarthy
Kevin McCarthy (Crédito: Scott Olson/Getty Images)
A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos derrubou o presidente da Casa, Kevin McCarthy, nesta terça-feira (3). É a primeira vez na história do país que isso acontece.

McCarthy é considerado um moderado do Partido Republicano, e ele enfrentou uma rebelião dos deputados de extrema direita do partido.

Publicidade

Ele perdeu o cargo de presidente da Câmara com votos desses políticos de extrema direita e também dos deputados do Partido Democrata. A decisão foi por poucos votos, para destituir o presidente da Câmara dos Deputados, o colegiado teve 216 votos; para manter McCarthy como líder foram 210 votos.

Publicidade

Oito deputados do Partido Republicano votaram para destituir o presidente da Casa. Foi o suficiente para ele perder a maioria e o cargo.

No momento, Casa está sem presidente. O interino, Patrick McHenry, foi escolhido até que um novo presidente da Câmara seja eleito.  Dessa forma, os trabalhos ficam paralisados.

Primeira votação

O dia começou com uma primeira votação para decidir se os deputados iriam ou não votar na destituição de Kevin McCarthy. Na prática, a primeira votação desta terça-feira (03) foi para escolher se eles deveriam ou não arquivavam o pedido.

Publicidade

Nessa primeira votação, 11 deputados do Partido Republicano votaram contra McCarthy. Depois, houve uma segunda votação, essa para decidir manter ou derrubar o presidente da Câmara.

Os democratas tiveram que decidir se iriam manter McCarthy como presidente da Câmara. Recentemente, ele abriu uma investigação de impeachment contra o presidente Joe Biden, que é do Partido Democrata.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.