impasse no congresso

Joe Biden sobre dívida pública: “calote não é uma opção”

Reunião entre o presidente dos EUA e os líderes do Congresso americano sobre o tema terminou sem avanço, nesta terça (9), um novo encontro será realizado ainda nesta semana

casa-branca-biden
(Crédito: CANVA)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e os líderes do Congresso americano se enfrentaram sobre o impasse do limite da dívida americana nesta terça-feira (9), em uma reunião sobre o tema que terminou sem nenhum avanço. No entanto, Executivo e Legislativo concordaram em se reunir novamente nesta semana para tentar evitar o risco iminente de um de um calote sem precedentes do governo dos EUA.

Publicidade

Biden descreveu as negociações como “produtivas”, embora o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, tenha dito, após a reunião no Salão Oval, que “não viu nenhum novo movimento” para resolver o impasse.

Segundo o portal Valor Econômico, o líder democrata na Câmara, Hakeem Jeffries, disse que os legisladores e suas equipes continuariam as discussões já na noite desta terça-feira sobre o orçamento federal anual com o incentivo de Biden. O presidente e os líderes do Congresso devem se reunir novamente na sexta-feira (12). Após a discussão de uma hora no Salão Oval, Biden disse estar “absolutamente certo” de que o país poderia evitar um calote, declarando que o não cumprimento das obrigações dos Estados Unidos “não é uma opção”.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.