O atual presidente da Argentina, Alberto Fernández, votou neste domingo (19) na eleição que definirá o seu sucessor. Ele estava acompanhado de poucos apoiadores em Puerto Madero, bairro de Buenos Aires. Fernández votou por volta das 9h30 na Universidade Católica Argentina e levou menos de um minuto na cabine de votação.
👀 “No voy a decir nada por la veda, solo que estoy muy feliz por este día de todos los argentinos”, señaló el Mandatario, que pasó varios minutos saludando al grupo que se había reunido para esperarlo frente a la UCA.https://t.co/KduDX1WkXa
— Perfil.com (@perfilcom) November 19, 2023
Descontraído e bem-disposto, o Presidente disse “estar feliz por este dia para todos os argentinos”, chamados a “cuidar da democracia” que este ano celebra o seu 40º aniversário. “É mais um dia em que nós, argentinos, escolhemos o nosso futuro. Devemos respeitar e cuidar muito bem da democracia. Que seja um dia de felicidade”, disse ele após votar. Nas redes sociais, o presidente pediu “calma e paz”.
Hoy es un día importante y de mucha felicidad, las y los argentinos nos expresamos y elegimos nuestro futuro. Transitémoslo con tranquilidad y en paz.
Deseo que la Argentina siga respetando y cuidando la democracia que recuperamos hace 40 años 🇦🇷 pic.twitter.com/f6gaRZsd0o
— Alberto Fernández (@alferdez) November 19, 2023
Após a votação, Fernández tem pela frente os últimos dias no poder. No dia 10 de dezembro, passará a faixa ao sucessor: Sergio Massa ou Javier Milei. Suas últimas aparições oficiais foram esporádicas. No dia 10 de novembro assinou petições em jornais de Israel, do mundo árabe, dos Estados Unidos e da Europa onde, no âmbito de uma ação global, exigia “a liberdade imediata e incondicional das vítimas sequestradas pelas ações terroristas do Grupo Hamas , em particular os argentinos.”