Hamas, Fatah e outras facções palestinas assinam declaração de reconciliação na China

Um total de 14 facções se encontrou com a mídia, na cidade de Pequim, com a presença do ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi

Hamas, Fatah e outras facções palestinas assinam declaração de reconciliação na China
Reunião comandada pelo ministro Relações Exteriores da China, Wang Yi, sobre aquestão Palestina – Crédito: Xinhua/X/Reprodução

Hamas, Fatah e várias facções concordaram em acabar com suas divisões e fortalecer a unidade palestina assinando a Declaração de Pequim na manhã desta terça-feira (23), na China, de acordo com a mídia estatal chinesa.

Publicidade

Facções palestinas

A declaração foi assinada na cerimônia de encerramento de um diálogo de reconciliação entre os grupos realizado em Pequim de 21 a 23 de julho, informou a emissora estatal CCTV.

Um total de 14 facções palestinas, incluindo os líderes dos grupos rivais Fatah e Hamas, também se encontraram com a mídia, com a presença do ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse o canal de televisão chinês CGTN em uma publicação nas redes sociais.

Publicidade

As facções rivais Hamas e Fatah se reuniram na China em abril para discutir os esforços de reconciliação para acabar com 17 anos de disputas.

China faz pedido

A China apela a todas as partes envolvidas para que implantarem as resoluções do Conselho de Segurança (CS) sobre o conflito de Gaza e a solução de dois Estados em uma reunião de emergência do órgão da ONU nesta segunda-feira (22).

O CS  também convocou uma sessão de emergência para abordar a situação crescente no Iêmen. A subsecretária-geral para Assuntos Políticos e de Construção da Paz, Rosemary DiCarlo, e o Major-General Michael Beary (aposentado), Presidente do Comitê de Coordenação de Redistribuição e Chefe da Missão das Nações Unidas para apoiar o Acordo de Hudaydah (UNMHA), informaram a reunião por videoconferência.

Publicidade

DiCarlo ressaltou a desmedida escalada de tensões tanto em Hudaydah, Iêmen, quanto na área de fronteira temporária entre Líbano e Israel.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.