ACIRRADO

Eleições norte-americanas: pesquisas sugerem empate técnico

Levantamento da Reuters indica uma ligeira vantagem para Harris com 46% das intenções de voto, contra 43% para Trump

eleicoes-norte-americanas
Donald Trump e Kamala Harris em debate das eleições norte-americanas – Créditos: Getty Images

No cenário político atual dos Estados Unidos, a corrida presidencial se intensifica com a proximidade das eleições de 2024. Nesta terça-feira, 8, foram divulgadas duas novas pesquisas de intenção de voto, as quais indicam um empate técnico entre Kamala Harris e Donald Trump, com uma leve vantagem para a candidata democrata nas eleições norte-americanas.

Publicidade

Segundo um levantamento da Reuters, em parceria com o Instituto Ipsos, 46% dos eleitores manifestaram a intenção de votar em Harris, enquanto 43% declararam apoio a Trump. A pesquisa apresenta uma margem de erro de três pontos percenturais, evidenciando uma corrida cabeça a cabeça.

Na pesquisa mais recente realizada pelo The New York Times em parceria com o Sienna College, Harris aparece com 49% das intenções de voto, enquanto Trump reúne 46%. Nesse caso, a margem de erro de 2,4 pontos percentuais também sugere que qualquer um dos candidatos pode assumir a liderança.

A pauta da imigração na corrida presidencial

Assim como em campanhas anteriores, a preocupação com a imigração impulsionou Donald Trump nas eleições norte-americanas. De acordo com a pesquisa da Reuters/Ipsos, 53% dos eleitores concordaram que “imigrantes ilegais representam um perigo para a segurança pública”, enquanto 41% discordam. Esse dado traz um aumento em relação ao levantamento de maio, momento que o eleitorado estava mais dividido sobre o tema. Na época, 45% concordaram e 46% discordaram da afirmação.

Nesse contexto, Trump tem aproveitado os comícios que frequenta para destacar crimes cometidos por imigrantes ilegais, ainda que os estudos indiquem que essa população não é mais propensa a cometer crimes do que cidadãos nativos norte-americanos. Apesar da ausência de evidências, o tema ressoa entre parte significativa do eleitorado.

Publicidade

O cenário das eleições norte-americanas para 2024

Nas diversas pesquisas realizadas ao longo dos últimos meses, Kamala Harris tem mantido uma pequena, mas consistente, vantagem sobre Donald Trump. Contudo, as nuances do sistema eleitoral dos EUA, especialmente o peso do Colégio Eleitoral, sugerem que a vitória será decidida em cerca de sete estados-chave, nos quais o empate técnico domina. Nesse sentido, é evidente quanto o apoio local pode oscilar.

Com a eleição de novembro se aproximando, cerca de dois terços dos eleitores elegíveis, segundo o Pew Research Center, são esperados para participar do pleito. Vale ressaltar que as pesquisas, como a recente Reuters/Ipsos, entrevistaram um total de 1.272 adultos online, o que inclui 1.076 eleitores registrados. Assim, a movimentação eleitoral nos próximos meses será crucial para determinar quem ocupará a presidência dos Estados Unidos.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.