
Pelo menos nove pessoas, incluindo duas crianças, morreram em ataques no Paquistão durante as eleições gerais nesta quinta-feira (8). A informação é da CNN.
As votações ocorreram após a suspensão dos serviços de telefonia móvel e o fechamento de algumas fronteiras terrestres para manter a ordem.
De acordo com o Ministério do Interior, as autoridades de segurança intensificaram as medidas após ataques anteriores que resultaram em 26 mortes perto dos escritórios de candidatos eleitorais na província do Baluchistão, assumidos pelo Estado Islâmico, na quarta-feira (7).
“Como resultado dos recentes incidentes de terrorismo no país, vidas preciosas foram perdidas, as medidas de segurança são essenciais para manter a situação da lei e da ordem e lidar com possíveis ameaças”, publicou o ministério no X.
Statement by Interior Minister
On the conclusion of the process of polling for General Elections – 2024, I announce with immense satisfaction that the overall security situation across the country was kept generally stable to ensure the peaceful conduct of free & fair elections. pic.twitter.com/4uMMyjeDI2— Ministry of Interior GoP (@MOIofficialGoP) February 8, 2024
Ataques em diversos locais do Paquistão
Apesar da segurança reforçada, cinco policiais morreram em uma explosão em Dera Ismail Khan e outro em Tank, de acordo com autoridades locais.
Já no Baluchistão, um soldado civil morreu e outras dez pessoas feriram-se em explosões, incluindo duas crianças em uma assembleia de voto feminina.
Além disso, relatos indicam que assembleias de voto estão sendo controladas por grupos locais, que estão ameaçando os eleitores.
Apesar dos desafios de segurança, os eleitores esperam os primeiros resultados não oficiais algumas horas após o fechamento das urnas, que ocorreu às 9h do horário de Brasília. Um resultado mais claro provavelmente surgirá na manhã de sexta-feira (9).
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini