GUERRA DA UCRÂNIA

Embate: Rússia diz conquistar cidade de Soledar, Ucrânia nega

Soledar é palco de uma das batalhas mais duradouras e sangrentas da Guerra da Ucrânia.

Embate: Rússia diz conquistar cidade de Soledar, Ucrânia nega
Região concentra as maiores minas de sal da Europa; para a Rússia, a conquista daria vantagem em Bakhmut (crédito: Anastasia Vlasova/ Getty Images)

O Ministério da Defesa russo afirmou nesta sexta-feira (13) ter tomado o controle da cidade de Soledar, no leste da Ucrânia, onde as tropas dos dois países travam uma das mais sangrentas batalhas desde fevereiro de 2022. A informação foi desmentida por autoridades ucranianas que afirmam que ainda fazem resistência na região.

Publicidade

De acordo com reportagem do G1, Soledar é dona de uma das maiores minas de sal da Europa. Recentemente, a Rússia concentrou seus esforços na cidade para tentar reverter uma série de perda de territórios para a Ucrânia.

O governo russo disse que a suposta conquista de Soledar permitiria às suas tropas derrotar também as forças russas na cidade vizinha, Bakhmut, onde os dois países também se enfrentam. Do lado ucraniano, Kiev afirmou apenas que a batalha durante esta madrugada foi uma das mais intensas desde o início da guerra.

Mercenário em Bakhmut

Há apenas 15 km de Soledar, fica Bakhmut, ambas cidades fazem parte de um paredão de defensiva ucraniana que nos últimos meses tem parado os ataques russos e impedidos as tropas de avançarem rumo ao oeste do país.

A batalha de Bakhmut, está sendo travada do lado russo principalmente com o auxílio de mercenários do grupo paramilitar Wagner, dirigido por um empresário próximo ao Kremlin, Yevgeny Prigozhin. O empresário afirmou que o atual ataque em Soledar, foi feito sob liderança dos homens do Wagner.

Publicidade

Prigozhin percorreu as prisões russas nos últimos meses para recrutar detentos, prometendo-lhes salários altos e anistia, após um tempo determinado de combate. Analistas da guerra, afirmam que internamente há um certo descontentamento e até mesmo rivalidade entre os oficiais do exército e os homens de Wagner.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.