Guerra na Ucrânia

Autoridade ucraniana afirma que território inteiro de Donetsk está sob ataque russo

Nesta terça-feira (26), os militares ucranianos disseram que os russos estavam “criando condições para uma ofensiva em Siversk e Soledar”, duas cidades a leste de Donetsk.

autoridade-ucraniana-afirma-que-territorio-inteiro-de-donetsk-esta-sob-ataque-russo
Nuvens de fumaça em Soledar, Donetsk (Créditos: Anadolu Agency/Getty Images)

Pavlo Kyrylenko, chefe da administração militar da região de Donetsk, afirmou que as forças russas tentam derrubar as defesas ucranianas, no território que está sob ataque nas últimas 24 horas.

Publicidade

“Não há um único assentamento na região de Donetsk que não tenha sido bombardeado”, disse Pavlo em entrevista para a televisão ucraniana. “Todo o território está sob fogo. O inimigo está destruindo a infraestrutura civil”, acrescentou.

Além disse, o chefe militar afirmou que “a linha de frente russa está se aproximando da cidade de Bakhmut, onde houve fogo de artilharia sistemático e ataques aéreos” nesta segunda-feira (25). Para a entrada no restante da região de Donetsk, ataque em Bahkmut é um objetivo-chave para as forças russas.

Segundo o Instituto para o Estudo da Guerra,  as forças russas “obtiveram ganhos marginais ao sul de Bakhmut, mas é improvável que sejam capazes de alavancar efetivamente esses avanços para assumir o controle total de Bakhmut”.

Nesta terça-feira (26), os militares ucranianos disseram que os russos estavam “criando condições para uma ofensiva em Siversk e Soledar”, duas cidades a leste de Donetsk, que ainda são controladas e defendidas por forças ucranianas.

Publicidade

Publicidade