Guerra na Ucrânia

Rússia pretende derrubar governo da Ucrânia, diz Lavrov

“Nós certamente ajudaremos o povo ucraniano a se libertar do regime, que é totalmente antipovo e anti-história”, disse o ministro Serguei Lavrov neste domingo (24).

russia-pretende-derrubar-governo-da-ucrania-diz-lavrov
Serguei Lavrov (Créditos: Johannes Simon/Getty Images)

Serguei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, afirmou que o país tem o objetivo de derrubar o governo da Ucrânia, contrariando declarações anteriores suas sobre a guerra.

Publicidade

“Nós certamente ajudaremos o povo ucraniano a se libertar do regime, que é totalmente antipovo e anti-história”, disse Lavrov neste domingo (24), durante uma visita ao Cairo. Ainda, ele afirmou que povo russo e o povo ucraniano viveriam juntos no futuro.

No entanto, sua declaração contradiz uma fala de abril, quando Lavrov afirmou que “Não temos planos de mudança de regime na Ucrânia”. Na ocasião, o ministro disse que cabia aos ucranianos escolherem seu líder. Nos últimos dias, as autoridades russas têm endurecido seu discurso em relação a guerra na Ucrânia.

Na quarta-feira (20), Serguei Lavrov ameaçou ocupar mais áreas além de onde ocorre a maioria dos combates atualmente, na região de Donmass, no leste da Ucrânia. Um dos motivos apontados como a razão para essa ameaça é o envio de armas pelo Ocidente, sendo armas pesadas e de maior alcance,  como o sistema de mísseis Himars, produzido nos Estados Unidos.

Dentre os principais objetivos de guerra, a Rússia pretende obter o reconhecimento da independência da região do Donbass, e também o reconhecimento da península da Crimeia, ocupada como um território russo em 2014, por Moscou.

Publicidade