A Guerra Continua

Lavrov diz que objetivos da Rússia vão além de Donbass

O ministro Sergei Lavrov ainda disse que a Rússia intensificará os ataques caso o Ocidente entregue armas de longo alcance para a Ucrânia.

Lavrov diz que objetivos da Rússia vão além de Donbass
O G20 culpa a Rússia pela alta nos preços do mercado mundial (Crédito: Jeon Heon-Kyun – Pool/Getty Images)

Nesta quarta-feira (20), o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que os objetivos da Rússia na Ucrânia se expandiram. Agora, a “operação militar especial” de Moscou não visa mais apenas conquistar Donbass, região ao leste do território ucraniano. As informações são da agência estatal de notícias RIA Novosti, da Rússia.

Publicidade

O ministro Lavrov ainda disse que a Rússia intensificará os ataques caso o Ocidente entregue armas de longo alcance para a Ucrânia. Atualmente, armas de artilharia fabricadas em diversos países da Europa e nos Estados Unidos são usadas pelo exército ucraniano.

No início do conflito, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, negava que sua “operação especial” fosse uma guerra de expansão e dizia que o objetivo seria “a libertação de Donbass”, com a desmilitarização e a “desnazificação” da região.

Mas, quatro meses depois, o exército russo já avançou por territórios que vão além da região de Donbass. Tropas russas conquistaram territórios próximos da Crimeia, ao sul das cidades de Zaporizhzhia e Kherson, e seguem fazendo ataques com mísseis em diversas cidades da Ucrânia.

Publicidade