INVASÃO DA UCRÂNIA

Empresário russo que criticou guerra é encontrado morto

O corpo foi encontrado na cidade de Rayagada, na Índia, no último domingo (25), depois de Pavel Antov ter supostamente caído do hotel em que estava hospedado.

empresario-russo-que-criticou-guerra-e-encontrado-morto
Deputado e empresário foi encontrado morto algum tempo depois de enviar mensagens criticando a invasão da Ucrânia pela Rússia (Crédito: Reprodução/ Redes Sociais)

O empresário e deputado russo Pavel Antov, dono de uma empresa de salsichas, foi encontrado morto depois de supostamente cair do hotel em que estava hospedado. O corpo foi encontrado na cidade de Rayagada, no leste da Índia, no último domingo (25).

Publicidade

Vladimir Budanov fazia parte da comitiva do empresário e também foi encontrado morto dois dias antes em seu quarto de hotel, desta vez porque, de acordo com a BBC News, teria supostamente sofrido um acidente vascular cerebral (AVC).

Autoridades policiais indianas chegaram a sugerir que a morte de Pavel teria sido um suicídio em decorrência da morte do amigo pouco tempo antes. A agência de notícia Tass da Rússia também falou sobre o caso e afirmou que os policiais não viram “elemento criminoso nesses trágicos eventos”.

O vice-presidente do Parlamento Regional, Vyacheslav Kartukhin, se manifestou sobre a morte. “Nosso colega, um empresário de sucesso, o filantropo Pavel Antov faleceu. Em nome dos deputados da região da Rússia Unida, expresso minhas profundas condolências a parentes e amigos”, declarou.

A fortuna do empresário é avaliada em cerca de US$ 150 milhões (R$ 780 milhões), e chegou a aparecer duas vezes na lista da revista Forbes em 2019. Antov era deputado da Assembleia Legislativa da região de Vladimir.

Publicidade

Manifestações contra a guerra

Pavel Antov chegou a criticar a invasão da Ucrânia pela Rússia em uma mensagem no WhatsApp. “É extremamente difícil chamar tudo isso de outra coisa senão terror”, afirmou ao comentar sobre o caso de um ataque de míssil que matou um pai e deixou mulher e filha feridas.

Logo em seguida o empresário russo apagou o comentário crítico sobre a guerra e ainda afirmou ser um patriota que apoiava o conflito e o presidente Vladimir Putin.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.