Conflito Rússia X Ucrânia

EUA anunciam novas sanções contra a Rússia

O foco da nova rodada de sanções é um importante banco comercial.

eua-anunciam-novas-sancoes-contra-a-russia-por-guerra-na-ucrania
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Crédito: Chip Somodevilla/Getty Images)

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (20), sanções ao país russo por conta da guerra na Ucrânia. Desta vez, o foco da nova rodada é em um importante banco comercial e uma rede global de mais de 40 indivíduos e entidades lideradas pelo oligarca russo Konstantin Malofeyev.

Publicidade

De acordo com a CNN, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos está impondo restrições de visto a 635 cidadãos russos, que segundo eles, estão “envolvidos na supressão de dissidências na Rússia e no exterior, que estiveram envolvidos em atividades que ameaçam a integridade territorial da Ucrânia e que estiveram envolvidos em abusos de direitos humanos em prisões e locais de detenção não oficial em áreas controladas pela Rússia na região de Donbas, na Ucrânia”.

Além disso o Departamento disse que também possui como alvo empresas que operam na indústria de mineração de moeda virtual da Rússia.

Conflito Rússia e Ucrânia

No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.

Publicidade

“Hoje, os EUA têm como alvo as redes de apoio financeiro e operacional russas que tentam escapar das sanções internacionais.”