
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia anunciaram nesta sexta-feira (25) uma força-tarefa para reduzir a dependência de petróleo e gás russos.
O painel, presidido por representantes da Casa Branca e da Comissão Europeia, possui o intuito de encontrar alternativas de fornecimento de gás natal liquefeito e reduzir a demanda por este combustível. De acordo com a CNN, a Casa Branca informou que os Estados Unidos trabalharão para fornecer à Europa pelo menos 15 bilhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito em 2022, em parceria com outras nações.
Nesta sexta-feira (25), as forças ucranianas retomaram cidades e posições defensivas ao redor de Kiev, mais especificamente da parte leste. “Os contra-ataques ucranianos e as forças russas recuando em linhas de suprimento sobrecarregadas permitiram à Ucrânia reocupar cidades e posições defensivas até 35 quilômetros a leste de Kiev”, informou o Ministério da Defesa do Reino Unido.
Nesta quinta-feira (24) líderes da Otan, do Conselho Europeu e do G7 se reuniram para discutir a invasão à Ucrânia. Biden afirmou que os Estados Unidos irão responder caso a Rússia utilize armas químicas em território ucraniano.
Entenda o conflito
Desde a quinta-feira, 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
Líderes da UE, mostrem a força da Europa, quebrem a dependência do petróleo e gás sujos e sujos da Rússia.#EnergyEmbargo #StopRussianOil #BanRussianImport https://t.co/nHGOioUN6g
— UKR Embassy in BRA (@UKRinBRA) March 24, 2022