EUA: Kamala aparece com 45% e Trump 41% em nova pesquisa

Democrata ganhou apoio no eleitorado feminino e latino-americano; levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (29)

kamala
Kamala Harris lidera nova pesquisa de intenção de voto nos EUA – Créditos: depositphotos.com / jhansen2

Uma nova pesquisa realizada pela agência de notícias Reuters e o Instituto Ipsos indica que a candidata democrata Kamala Harris lidera as intenções de voto na corrida eleitoral pela presidência dos EUA. Segundo os dados, a diferença com Donald Trump aumentou no eleitorado feminino e latino-americano. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (29).

Publicidade

Harris aparece com 45% das intenções de voto, enquanto Trump ficou com 41%. A pesquisa ouviu somente eleitores registrados, ou seja, aqueles que se cadastraram para participar das eleições. O voto não é obrigatório no país.

Vantagens de Kamala

Ao todo, Harris teve quatro ponto percentuais a mais que Trump, demonstrando um crescimento na sua popularidade no decorrer de quase um mês. No fim de julho, a diferença entre os dois era de um ponto percentual, de acordo com o levantamento da Reuter/Ipsos.

A democrata também conquistou um maior apoio entre mulheres e latino-americanos. No caso dos hispânicos, a diferença entre ela e Trump foi de 13 pontos percentuais – Kamala ficou com 49% das intenções de voto, e o republicano com 36%. Quando se trata do eleitorado feminino, a candidata também liderou a disputa.

Trump, por sua vez, possui vantagens entre os eleitores brancos e homens. Entretanto, sua liderança entre eleitores sem diploma universitário caiu em 7 pontos percentuais.

Publicidade

O estudo foi realizado durante oito dias até quarta-feira (28). A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Reviravoltas na corrida eleitoral

O verão nos Estados Unidos foi marcado por mudanças na corrida presidenciais. Joe Biden anunciou a desistência de sua candidatura em 21 de julho. O atual presidente, de 81 anos, vinha sendo questionado sobre seu desempenho em debates contra Trump e outros eventos de importância internacional.
Biden, então, “passou o bastão” para a atual vice-presidente. Harris tem ganhado força na disputa contra Trump em pesquisas nacionais, e estados decisivos. Apesar de sua performance em levantamentos sobre a opinião eleitorado, os resultados das eleições nos EUA dependem do Colégio Eleitoral de cada estado.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.