Após mais de um mês, as Forças Militares da Colômbia encerraram as buscas pelo cão Wilson, que desapareceu enquanto ajudava a procurar pelas quatro crianças que sobreviveram a uma queda de avião na Floresta Amazônica.
Segundo informações do portal g1, a afirmação foi repassada ontem (28) pelas autoridades locais ao canal de notícias “Caracol”. O animal – um pastor belga – auxiliou na localização do avião e dos corpos de três adultos que morreram com a queda da aeronave, no dia 1º de maio. As crianças passaram 40 dias desaparecidas até serem resgatadas.
O comandante de operações especiais das Forças Armadas, Pedro Sánchez, disse ao canal colombiano que utilizaram “absolutamente todos os recursos, não poupamos esforços, usando todas as capacidades humanas e tecnológicas“.
Ver essa foto no Instagram
As buscas por Wilson contavam com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre elas, indígenas e militares. Uma cadela no cio foi trazida para tentar atrair o cão.
“Wilson é símbolo de um membro das Forças Armadas que não regressou depois de uma missão. Honraremos ele e todos os cães que perderam a vida protegendo os colombianos“, declarou o comandante.
Depois de serem encontradas, as crianças relataram que tiveram a companhia de um cachorro na selva. Lesly Mucutuy, de 13 anos, contou à imprensa local que chegou, inclusive, a brincar com o cão, e fez um desenho do animal.