O Exército de Israel afirmou ter resgatado neste sábado (8), com vida, quatro reféns que estavam sob poder do Hamas há oito meses.
Os quatro reféns, sendo três homens e uma mulher, foram sequestrados do festival de música Nova, em 7 de outubro, e levados a um hospital para exames médicos, ainda de acordo com os militares de Israel. Os resgates ocorreram em dois locais separados na área de al-Nuseirat.
Reféns em boas condições de saúde
Eles foram identificados como:
- Noa Argamani, de 25 anos;
- Almog Meir Jan, de 21 anos;
- Andrey Kozlov, de 27 anos;
- Shlomi Ziv, de 40 anos.
Em comunicado, as Forças Armadas israelenses afirmaram que os quatro estão “em bom estado de saúde”, mas foram levados a um hospital em Israel para exames, onde também reencontraram seus parentes.
“Eles estão em boas condições médicas e foram transferidos para o Centro Médico ‘Sheba’ Tel-HaShomer para exames médicos adicionais”, acrescentou as Forças de Defesa Israelense (FDI) .
Os quatro reféns, de acordo com o governo de Israel, estavam em dois cativeiros separados no centro de Nuseirat, um campo de refugiados palestinos no centro da Faixa de Gaza. Houve intensa troca de tiros durante a operação de resgate, que foi planejada durante semanas, segundo o porta-voz do Exército israelense, Daniel Haagari.
“Foi uma missão de alto risco, conduzida sob a luz do dia. Estávamos sob fogo cruzado durante o todo o resgate, inclusive dentro dos prédios”, disse Haagari.
Cerca de 130 reféns sequestrados durante a invasão do grupo ao sul de Israel em 7 de outubro permanecem sob poder dos terroristas.
Ministério da Saúde de Gaza
O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo grupo, afirmou 50 pessoas morreram em Nuseirat e outras áreas no centro da Faixa de Gaza neste sábado, mas não disse se as mortes estão relacionadas com a operação de resgate dos reféns.
תיעוד מרגע נחיתת המסוק עם שלושה מהחטופים ששבו ארצה: pic.twitter.com/kSQIfO0qxr
— דובר צה״ל דניאל הגרי – Daniel Hagari (@IDFSpokesperson) June 8, 2024