FAB: terceiro voo com brasileiros resgatados do Líbano chega a SP com 217 passageiros

A aeronave aterrissou na Base Aérea de Guarulhos trazendo também cinco animais de estimação. Um passageiro ficou em Lisboa, Portugal, devido a uma suspeita de trombose

FAB: terceiro voo com brasileiros resgatados do Líbano chega a SP com 217 passageiros
Militares da FAB ajudam passageira brasileira a embarcar no terceiro voo de resgate do Líbano – Crédito: Divulgação/ FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou seu terceiro voo de repatriação trazendo 217 brasileiros e cinco animais de estimação de Beirute, Líbano. O avião aterrissou em Guarulhos, São Paulo.

Publicidade

A aeronave KC-30, com capacidade para 230 passageiros, decolou às 13h15 (horário de Brasília) e chegou ao Brasil por volta das 8h20, após uma escala em Lisboa, Portugal. Originalmente, o grupo incluía 218 pessoas, mas um passageiro ficou na capital portuguesa devido à suspeita de trombose. As autoridades cuidaram do caso, e o consulado brasileiro em Lisboa acompanha a situação.

FAB repatria brasileiros

O governo do Brasil estabeleceu como objetivo repatriar cerca de 3 mil dos 21 mil brasileiros que vivem atualmente no Líbano, além de parentes estrangeiros de primeiro grau, tais como pais, mães, filhos e cônjuges. A meta é garantir a ocupação total dos assentos em cada voo. Com base nas estimativas da FAB, é possível repatriar uma média de 500 pessoas por semana, embora isso possa mudar conforme as condições no Líbano, especialmente se os bombardeios aumentarem ou diminuírem.

Nos dois primeiros voos operados pela FAB, aproximadamente 450 pessoas foram transportadas do Líbano para o Brasil. Dentre elas, cerca de 80 eram estrangeiros, parentes de brasileiros ou estrangeiros que viajaram a pedido de seus governos, como parte de acordos de cooperação internacional. Embora a maioria fosse formada por libaneses, também havia indivíduos de nacionalidades como argentina, uruguaia e venezuelana.

Serviço Consular Ativo

Após o terceiro voo da FAB, o Ministério das Relações Exteriores emitiu um comunicado informando que a embaixada brasileira em Beirute está em constante contato com os cidadãos e suas famílias para a organização dos próximos voos.

Publicidade

Com o agravamento do conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah, a representação brasileira disponibilizou um formulário online para que os brasileiros solicitassem ajuda, seja para repatriação ou orientação sobre serviços públicos locais.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.