expectativa

Futuro presidente da Argentina: quando serão divulgados os resultados do segundo turno?

As votações no país até às 18h, e a possibilidade de um empate técnico atrasará a definição

Neste domingo, 19 de novembro, será decidido em votação quem será o presidente da Argentina a partir do dia 10 de dezembro.
(Crédito: Reprodução/Perfil Argentina)

Neste domingo, 19 de novembro, será decidido em votação quem será o presidente da Argentina a partir do dia 10 de dezembro. Os eleitores poderão votar no candidato do partido ‘La Libertad Avanza’, Javier Milei, ou no candidato da ‘Unión por la Patria’, Sergio Massa, não eleger nenhum deles e votar em branco ou contestar. As eleições serão encerradas às 18h.

Publicidade

Pode-se inferir que por se tratar de uma apuração mais simples – já que há dois candidatos e apenas uma vaga em disputa – o resultado seria antecipado, porém, os primeiros dados só serão conhecidos após as 21h. É proibido fazê-lo antes.

Há um total de 35.394.425 pessoas habilitadas a votar, e a Direção Nacional Eleitoral (DINE) da Argentina, chefiada por Marcos Schiavi, confirmou que os dados dos resultados serão divulgados a partir das 21h do domingo (19).

Na DINE apoiamos a mesma abordagem da Justiça Eleitoral em termos regulamentares, que consiste no fato de que os resultados não podem ser publicados antes desse horário. Agora, nesse sentido, e tal como nas eleições gerais, estimamos que, a essa altura, poderemos publicar um resultado consolidado e representativo da disputa eleitoral”, explicou Schiavi.

Apuração provisória e definitiva na Argentina

Neste segundo turno, assim como nos anteriores, a apuração terá várias etapas. Primeiro, os votos são contados por cada mesa, e essa informação é enviada às autoridades eleitorais. A partir daí inicia-se a apuração provisória, com os resultados comunicados por cada presidente de mesa ao Ministério do Interior por telegrama.

Publicidade

Este resultado não inclui todas as mesas, pois todas as informações nunca chegam em tempo hábil. Uma pequena parcela deve ser corroborada na apuração final feita pela Justiça Nacional Eleitoral, e abrange todas as mesas montadas para o pleito.

Este procedimento começa 48 horas após o término das eleições. Neste caso, os grupos políticos que participaram no segundo turno podem nomear procuradores “com direito a assistir a todas as operações de contagem e examinar a documentação”. Por se tratar de eleições presidenciais, este processo deverá terminar no prazo de dez dias consecutivos.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.