VEJA VÍDEO

Gisela Gaytán, candidata à prefeitura de Celaya, no México, é assassinada

Horas antes do atentado, ela havia sido entrevistada sobre o tema segurança

Gisela
Gisela Gaytán é assassinada a tiros – Crédito: Geprodução

Gisela Gaytán, candidata à prefeitura de Celaya, em Guanajuato, no México, foi assassinada nesta segunda-feira (1º). Ela caminhava pela rua, enquanto fazia campanha na comunidade de San Miguel Octopan. O crime aconteceu diante de seus apoiadores e da população local.

Publicidade

Nas redes sociais, um vídeo mostra o desespero após o assassinato. É possível ouvir gritos e o barulho dos disparos. Segundo testemunhas, quando Gisela chegou em frente ao templo de San Isidro, foram efetuados disparos contra ela.

Assim, em sua última publicação nas redes sociais, a candidata agradeceu aos comerciantes do mercado de Morelos: “Juntos, com determinação e comprometimento, conseguiremos tornar realidade a mudança que tanto almejamos”.

“Hoje tive o privilégio de conversar com os lojistas do Mercado Morelos. Um encontro cheio de apoio e carinho ouvindo suas preocupações e desejos. “Queremos uma Celaya onde cada pessoa tenha a oportunidade de prosperar, queremos transformação”, escreveu ela em sua conta no Facebook.

Publicidade

Este, portanto, havia sido o segundo dia de campanha em Guanajuato. A violência é uma questão-chave para as eleições. O ataque ocorreu logo depois que a candidata morenista apresentou sua estratégia de segurança.  Até agora, nem o partido nem os seus membros comentaram o assassinato.

Quem é Gisela Gaytán?

Gisela Gaytán tinha oito anos no partido Morena e se tornou a primeira mulher a ser candidata pela sigla. É advogada de formação. Foi advogada de defesa e membro do Partido Revolucionário Institucional (PRI), antes de ingressar no partido fundado por Andrés Manuel López Obrador em 2018.

Onda de violência

O Estado está envolvido numa dura crise de segurança. Em dezembro passado, com duas semanas de intervalo, assassinaram seis estudantes de medicina em Celaya e 11 jovens que estavam em uma pousada em Salvatierra. Essa região também se tornou território minado para as forças de segurança: Só no último ano, 22 agentes foram assassinados em Celaya. Esta é, por fim, uma das principais cidades do Estado, com quase 380 mil habitantes.

Publicidade

 * Reportagem em atualização

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.