ativista sueca

Greta Thunberg é detida após participar de protesto na Noruega

Greta e ativistas indígenas locais estão protestando contra dois parques eólicos construídos em área do povo Sami.

Greta Thunberg é detida após participar de protesto na Noruega
Greta Thunberg (Crédito: Ronald Patrick/ Getty Images)

Greta Thunberg, ativista sueca, foi detida após participar de um protesto nesta quarta-feira (1º) em Oslo, na Noruega. O ato era contra a instalação de turbinas eólicas em áreas do povo originário Sami, segundo a CNN. Eles foram detidos por bloquear uma das portas do Ministério das Finanças norueguês.

Publicidade

“Estamos aqui para exigir que as turbinas sejam demolidas e que os direitos legais sejam respeitados”, disse a cantora Sami, compositora, atriz e ativista Ella Marie Haetta Isaksen, segundo Al Jazeera.

Segundo a polícia local, a jovem já foi liberada. A Suprema Corte da Noruega já tinha decido em 2021 que os dois parques eólicos construídos na área do povo Sami, violaram os direitos desse povo. Mesmo com essa decisão, de acordo com a CNN, as turbinas continuaram operando 16 meses depois da decisão judicial.

“Os direitos indígenas, os direitos humanos, devem andar de mãos dadas com a proteção climática e a ação climática. Isso não pode acontecer às custas de algumas pessoas. Então não é justiça climática”, disse Thunberg à agência de notícias Reuters enquanto estava sentado do lado de fora da entrada principal do ministério com outros manifestantes nesta segunda-feira (27).

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.