fogo cruzado

Grupo Hezbollah ataca Israel “em solidariedade” ao Hamas

Os extremistas libaneses confirmaram o lançamento de mísseis teleguiados contra três postos nas Fazendas Shebaa

Israel e o grupo xiita armamentista Hezbollah, do Líbano, trocaram fogo após ataque surpresa do grupo palestino Hamas no dia anterior.
(Crédito: Francesca Volpi/Getty Images)

Israel e o grupo xiita armamentista Hezbollah, do Líbano, trocaram fogo neste domingo (8), seguindo o ataque surpresa do grupo palestino Hamas no dia anterior. Os extremistas libaneses confirmaram o lançamento de mísseis teleguiados contra três postos nas Fazendas Shebaaem solidariedade” aos palestinos.

Publicidade

Essas fazendas são reivindicadas pelo Líbano, mas foram anexadas por Israel durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Conforme informações da emissora Al Jazeera, o Hezbollah declarou: “No caminho para libertar a parte restante das nossas terras libanesas ocupadas e em solidariedade com a vitoriosa resistência palestina e o inabalável povo palestino, os grupos do comandante mártir Hajj Imad Moghniyeh na Resistência Islâmica realizaram um ataque neste domingo, 8 de outubro, 2023, visando três ocupações sionistas“.

Os militares israelenses disseram no domingo (8) que dispararam contra uma área do Líbano de onde vieram tiros de morteiro, atravessando a fronteira. Os oficiais de Israel disseram que um de seus drones atingiu um posto do Hezbollah em Har Dov, uma área das Fazendas Shebaa.

O país disse que suas forças “estão agora atacando a área no Líbano de onde vieram disparados há poucos minutos”. As forças israelenses disseram estar “preparadas para todos os cenários e continuarão a proteger a segurança dos residentes do Estado de Israel”.

Mais cedo, no sábado (7), o Hezbollah, que controla o sul do Líbano, disse que estava em “contato direto” com líderes de grupos de “resistência” palestinos. O grupo disse que vê os ataques palestinos a Israel como uma “resposta decisiva à contínua ocupação de Israel e uma mensagem para aqueles que buscam a normalização com o país”.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.