
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, decretou um segundo estado de emergência nesta terça-feira (24) para enfrentar as consequências da guerra na Ucrânia. O primeiro, devido à pandemia de Covid-19, deve terminar na próxima semana. “O mundo está vivendo uma crise econômica. A Hungria deve ficar fora desta guerra e proteger a segurança financeira de suas famílias”, publicou o ministro de acordo com informações do UOL.
Um pouco antes do anúncio do estado de emergência e de que seria necessária uma ação imediata, como disse o ministro, o Parlamento húngaro mudou a constituição para permitir a medida devido ao conflito entre a Rússia e Ucrânia.
Defesa
A ONG de defesa dos direitos humanos Tasz denunciou um “estado de emergência permanente” que já havia sido instaurado por causa de um fluxo de refugiados, e pela pandemia da Covid-19. Segundo a Tasz, renovar o estado de emergência permite a Orbán que ele tenha o direito de “restringir ou simplesmente suspender os direitos fundamentais de cada um”.
“Hungria declara estado de emergência devido à guerra na Ucrânia. O primeiro-ministro pró-Kremlin, Viktor Orban, disse em uma mensagem de vídeo que a guerra representa uma ameaça à segurança da Hungria, ao setor financeiro e ao fornecimento de energia”, escreveu no Twitter o portal independente de jornalismo na Ucrânia.
⚡️ Hungary declares state of emergency due to war in Ukraine.
Pro-Kremlin Prime Minister Viktor Orban said in a video message that the war posed a threat to Hungary’s security, the financial sector and energy supplies.
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) May 24, 2022