artistas estão indignados

Inteligência artificial cria imagem e ganha prêmio em competição de arte

Obra foi programada através de sistema no Discord.

Designer inscreveu obra na categoria de arte digital e faturou U$300 mil (Reprodução/Théâtre D’opéra Spatial por Jason Allen)

O designer e desenvolvedor de jogos, Jason Allen, faturou um prêmio de U$300.000 (equivalente a R$1.5 milhão) num concurso de arte nos Estados Unidos com uma imagem criada por inteligência artificial. A obra “Théâtre D’opéra Spatial” foi criada com um ‘bot’ no aplicativo Discord que faz imagens obedecendo apenas comando de textos do usuário.

Publicidade

Eu tenho explorado um comando especial, que publicarei mais tarde e criei centenas de imagem com ele, após muitas semanas melhorando e lapidando minhas joias, eu escolhi minhas top 3 e as imprimi em tela“, escreveu o artista em um servidor no Discord. “Eu entrei na competição de arte do Colorado State Fair e venci em primeiro lugar“, continuou.

O programa usado se chama Midjourney, que permite criar qualquer tipo de imagem através de programação e comandos de texto como “mulheres de vestido” ou “teatro com portal”.

Em entrevista para o New York Times, o autor da imagem disse que “a arte está morta” e que “acabou, a inteligência artificial venceu e os humanos perderam“. As declarações levantaram polêmica nas redes sociais.

Publicidade