"sabotagem"

Irã culpa Israel por ataque a gasoduto

“A explosão das linhas de gás do país foram do feitio de Israel”, afirmou o ministro Javad Owji, nesta quarta-feira (21)

O Irã acusou Israel de orquestrar dois ataques a gasodutos, na semana passada, que rompeu o suprimento do combustível para diversas províncias, afetando as atividades domésticas de milhões de iranianos.
Ataques ocorreram no último dia 14 – Créditos: X/Reprodução

O Irã acusou Israel de orquestrar dois ataques a gasodutos, na semana passada, que romperam o suprimento do combustível para diversas províncias, afetando as atividades domésticas de milhões de iranianos.

Publicidade

“A explosão das linhas de gás do país foram do feitio de Israel”, afirmou o ministro Javad Owji, nesta quarta-feira (21). “O plano do inimigo era interromper completamente o fluxo de gás no inverno para diversas cidades e províncias em nosso país”. A acusação aumenta a tensão entre os dois países, em meio ao confronto de Israel com o Hamas, em Gaza.

O sistema norte-sul de gasodutos sofreu duas explosões no último dia 14, nas províncias de Chaharmahal e Bakhtiari. Os canos percorrem quase 1.300 km e vão de Asaluyeh até as cidades perto do mar Cáspio. Owji as descreveu, primeiramente, como “ataques terroristas ou sabotagem”. Israel não assumiu nenhuma autoria do ataque e se recusou a comentar o ocorrido. Segundo divulgações, não houve nenhum ferido.

O ministro Owji comparou o caso com a série de ataques anônimos a gasodutos do Irã em 2011. Israel possui um histórico de interferências nas atividades militares e nucleares do país. Em dezembro de 2023, o governo iraniano acusou um grupo hacker, supostamente ligado a Israel, de protagonizar um ataque cibernético que afetou cerca de 70% dos postos de gasolina.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.