O Irã enviou uma mensagem indiretamente aos Estados Unidos, de acordo com o jornal Az Jazeera. A publicação reportou que o recado foi entregue pelo Qatar, e tratava sobre a crescente tensão regional no Oriente Médio.
Teerã teria dito a Washington que “a fase de autocontenção terminou”. Além disso, teria afirmado que qualquer ataque partindo de Israel teria uma “resposta não convencional”, que inclui a destruição de infraestrutura do território. Por fim, segundo o jornal, a mensagem enfatizou que o Irã não quer uma guerra regional.
Na última quarta-feira (2), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que Israel tem o direito de fazer retaliações aos últimos ataques iranianos. Em abril deste ano, o Irã também realizou ofensivas a Israel, mas a Casa Branca alertou que o país não deveria responder.
A mensagem do Irã, portanto, parece ser uma resposta à fala do democrata. Ela pode significar que o país não quer que os EUA incentivem próximos ataques, ou, ao mesmo tempo, pode ser um alerta de uma resposta militar ainda maior caso sejam atacados.
Conflito crescente
Após mais um ataque de Israel ao centro de Beirute, pelo menos nove pessoas morreram e 14 ficaram feridas. As Forças de Defesa de Israel, por sua vez, afirmam ter matado 15 membros do Hezbollah em uma operação precisa.
O exército do Líbano comunicou que pelo menos dois soldados foram mortos em diferentes ataques de Israel. Ao mesmo tempo, Israel intensificou a força e frequência dos ataques em Gaza, matando dezenas de palestinos nas últimas 48 horas. Ao todo, mais de 40 mil pessoas já faleceram desde outubro de 2023 em decorrência dos ataques de Israel, conforme o Hamas.
Siga a gente no Google Notícias