CONTRA O HAMAS

Israel conduz 2ª noite de ataques terrestres contra Gaza; Veja o vídeo

A ONU e vários países apelam por um cessar-fogo; outros integrantes da instituição defendem uma pausa humanitária

Israel conduz 2ª noite de ataques terrestres contra Gaza
Tanque de guerra israelense (Crédito Foto: Saeed Qaq/Anadolu/via Getty Images)

Os militares de Israel conduziram outro ataque direcionado dentro da Faixa de Gaza pela segunda noite consecutiva, segundo as Forças de Defesa do país em Comunicado divulgado nesta sexta-feira (27).

Publicidade

Publicidade

Após invadirem o norte da Faixa na quinta-feira (26), as forças israelenses prometeram continuar os ataques terrestres nos próximos dias, enquanto a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) se reunia para discutir uma proposta de resolução para um cessar-fogo humanitário.

O ataque, que incluiu tanques e veículos blindados movendo-se em uma estrada perto de terras agrícolas, além de ataques de aeronaves e artilharia no bairro de Shaja’iyah, teve como alvo a infraestrutura do Hamas, incluindo “locais de lançamento de mísseis antitanque, centros de comando e controle militar, bem como terroristas do Hamas”, disse as Forças de Defesa de Israel (FDI).

Um vídeo publicado na quinta-feira mostrou tanques e veículos blindados, incluindo uma escavadeira, movendo-se em uma estrada perto de uma cerca no norte de Faixa de Gaza. Os tanques dispararam, e destruição pôde ser vista nas proximidades.

Publicidade

O porta-voz das FDI, Peter Lerner, disse que o ataque foi “uma operação clara e abrangente, destinada a criar melhores condições para as operações terrestres se e quando isso ocorrer”.

Ele também afirmou que as tropas “enfrentaram o inimigo, matando terroristas que planejavam conduzir ataques contra nós com mísseis guiados antitanque”.

Os militares de Israel continuarão os ataques contra Faixa de Gaza nos próximos dias, pontuou outro porta-voz das FDI, contra-almirante Daniel Hagari, em uma entrevista coletiva televisionada na quinta-feira.

Publicidade

As incursões terrestres têm como objetivo matar integrantes do Hamas, neutralizar dispositivos explosivos e postos de reconhecimento, abrindo caminho para uma invasão total, ressaltou Hagari.

A ONU e vários países da região apelaram por um cessar-fogo imediato, enquanto outros defendem uma “pausa humanitária” nos combates.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.