conflito no Oriente Médio

Israel mostra armas do Hamas em hospital de Gaza

As Forças de Defesa Israelenses informaram não ter havido confronto durante operação dentro do hospital em Gaza

Israel-armas-hospital
(Crédito: Forças de Defesa de Israel/Divulgação)

O Exército de Israel confirmou ter encontrado armas e infraestrutura terrorista do Hamas no hospital Al Shifa, o maior da Faixa de Gaza, durante uma operação militar que começou na noite de terça-feira (14).

Publicidade

As tropas israelenses estabeleceram posição ao redor do complexo médico após a operação. Os soldados interrogaram dezenas de civis antes de liberá-los. Antes de saírem do hospital, os soldados deixaram remédios, alimentos para lactantes e garrafas d’água.

Publicidade

De acordo com a ONU, o estabelecimento abriga 2.300 pessoas, entre pacientes, profissionais da saúde e deslocados pela ofensiva israelense no território palestino.

Operação

As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram que as armas do Hamas no hospital e infraestrutura que seria o “coração” do grupo terrorista. A operação se deu em razão do “uso militar continuado do hospital de Shifa pelo Hamas”, disse em nota.

“Os soldados das FDI acharam armas e outras infraestruturas terroristas. Na última hora, vimos evidências concretas de que os terroristas do Hamas usaram o hospital de Shifa como um quartel-general terrorista”, disse um oficial.

Publicidade

O oficial não especificou qual parte do hospital as tropas estão conduzindo as buscas e não disse o que foi encontrado —afirmou, no entanto, que as provas serão apresentadas depois.

“Essa é uma operação extremamente precisa e direcionada. Nossas forças estão presentes em uma área específica do enorme complexo hospitalar de Shifa”, afirmou o oficial.

Declarações diferentes

Israel aponta que o Hamas tem usado por anos o Al-Shifa para acobertar ações terroristas. O grupo Hamas nega.

Publicidade

Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel informou não ter havido confronto dentro do hospital. O grupo terrorista Hamas fala em 30 mortes na operação, o que não pode ser verificado de forma independente.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.