QUEM PODE MAIS?

Israel x Irã: Confira números do poderio militar de cada país

Estudo do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos revelou que o Irã tem um contingente militar de 650 mil pessoas; Israel possui 177,5 mil e mais os reservistas que somam 400 mil

Israel x Irã: Confira números do poderio militar de cada país
Helicópteros da Aeronáutica israelense – Crédito: divulgação

Israel e Irã medem forças do seu poderio militar já há alguns anos. No sábado (13), os iranianos lançaram drones e mísseis em direção ao território de Israel, que afirmou ter conseguido interceptar 99% deles.

Publicidade

O ataque é em reação a um bombardeio israelense contra a embaixada do Irã na Síria, em 1º de abril. Desde então, Teerã prometia uma resposta contra Tel Aviv.

Confira números do poderio militar de Israel e Irã

Um levantamento feito pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês) e atualizado pela última vez em fevereiro de 2023, mostra que o Irã tem um contingente militar de 650 mil pessoas.

Já a Guarda Revolucionária, que é uma divisão importante das forças armadas iranianas, é responsável por 190 mil combatentes. Trata-se do segundo maior contingente do Oriente Médio, atrás apenas do Egito.

Israel tem 177,5 mil militares, entre Exército, Marinha, Aeronáutica e outras forças. Esse número, contudo, não considera os reservistas, convocados quando há conflito. O efetivo israelense de reservistas chega a 400 mil.

Publicidade
Efetivo militar/país Exército Marinha Aeronáutica Outras forças Total
Irã 350.000 18.000 37.000 245.000 650.000
Israel 126.000 9.500 34.000 8.000 177.500

Armas nucleares

O grande diferencial de Israel é a posse de bombas nucleares. De acordo com a Federação dos Cientistas Americanos (FAS), Israel é o único país da região que possui armamento nuclear, embora o governo israelense não reconheça possuir bombas.

O Irã tem enriquecido urânio a um nível próximo do necessário para se criar uma bomba nuclear, segundo um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) obtido em 2023 pela Agência France-Presse. No entanto, não há indícios de que o país tenha ogivas nucleares.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.