INDIGNAÇÃO

Israelenses protestam após morte de reféns por acidente

As manifestações começaram na noite de sexta-feira (15), com o coletivo se congregando em frente à base militar de Tel Aviv e marchando pela cidade

israelenses-protestam
Protesto em Israel – Crédito: Reprodução/Youtube

Após a morte de três refénsYotam Haim, Samer Talalka e Alon Shamriz – por engano, israelenses protestam em Tel Aviv, clamando pela libertação das pessoas sequestradas na guerra. As manifestações começaram na noite de sexta-feira (15), com o coletivo se congregando em frente à base militar da capital de Israel e marchando pela cidade.

Publicidade

Foram vistas várias bandeiras de Israel tingidas de vermelho, além de cartazes com imagens dos reféns que morreram e pessoas desaparecidas. As mensagens diziam: “traga-os para casa agora” e “exigimos um acordo”.

Um dos manifestantes declarou à Reuters: “Uma tragédia terrível, eu acho. Um acordo deveria ter sido feito muito, muito antes. E todas as vidas de todas as pessoas inocentes poderiam ter sido poupadas. Acho que é uma grande tragédia o que está acontecendo aqui agora em todos… em todos … aspectos”

Israelenses protestam e pedem por libertação de reféns 

De acordo com o governo israelense, 138 reféns ainda estavam sob o controle do Hamas.

Yotam Haim, Samer Talalka e Alon Shamriz foram sequestrados em 7 de outubro, conseguiram escapar dos terroristas e tentavam chegar a Israel quando foram mortos. Os três reféns seguravam uma bandeira branca e perderam a vida durante uma operação de Israel em Shejaiya, bairro de Gaza.

Publicidade

Os corpos foram levados e identificados. Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, expressou suas desculpas às famílias afetadas e reconheceu ter aprendido “lições necessárias”. No entanto, ele ressaltou que as incursões continuarão. Ainda, em uma declaração, a Casa Branca classificou o incidente como um “erro trágico”.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.