eleições EUA

Joe Biden desiste da corrida eleitoral

Atual presidente dos Estados Unidos publicou uma nota nas redes sociais informando que está fora da disputa

biden
Biden, de 81 anos, anuncia sua desistência da corrida eleitoral – Créditos: Getty Images

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou através das redes sociais sua desistência da candidatura à reeleição neste domingo (21). No comunicado, o político, de 81 anos, disse que cumprirá o seu mandato até janeiro de 2025.

Publicidade

A desistência veio após forte pressão do eleitorado e do partido Democrata. Biden começou a receber questionamentos após apresentar um mau desempenho em um debate contra Donald Trump, gaguejando nas respostas e demonstrando uma expressão de confusão.

Dali em diante, todos os escorregões de Biden repercutiram. Em um discurso na OTAN, por exemplo, introduziu o presidente ucraniano como “Presidente Putin.

Publicidade

Até o momento, Biden afirmava que continuaria na corrida eleitoral. Para evitar questionamentos, chegou a realizar uma coletiva de imprensa à base do improviso. Além disso, se reuniu com governadores democratas e negou a possibilidade de sofrer algum declínio cognitivo.

Porém, com a crescente pressão de democratas importantes, como Nancy Pelosi e Barack Obama, os rumores aumentaram nos últimos dias. A gota d’água, porém, foi a saúde do presidente, que testou positivo para Covid-19 na quarta-feira (17) e segue em isolamento. De acordo com a imprensa norte-americana, este foi o momento em que começou a ficar mais reflexivo sobre sua candidatura.

O Partido Democrata ainda não anunciou quem vai ser o novo candidato para disputar a eleição contra Trump. O nome mais cotado é o de Kamala Harris, vice-presidente de Biden, que recebeu uma recomendação do político. “Quero oferecer todo o meu apoio para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano”, escreveu Biden no X.

Publicidade

***matéria em atualização

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.