
A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, afirmou, em reunião neste sábado (2) com o presidente egípcio Abdel Fattah Al-Sisi, que Washington não permitirá a realocação forçada de palestinos ou qualquer redesenho da atual fronteira da Faixa de Gaza.
“Sob nenhuma circunstância os Estados Unidos permitirão a realocação forçada de palestinos de Gaza ou da Cisjordânia, o cerco de Gaza ou o redesenho das fronteiras de Gaza”, disse Harris, de acordo com um comunicado do gabinete da vice-presidente.
Kamala Harris, que está atualmente nos Emirados Árabes Unidos participando da cúpula da COP 28 em Dubai, tem estado na linha de frente dos esforços diplomáticos dos EUA, conversando com os líderes do Egito, dos Emirados Árabes Unidos e da Jordânia em meio à cúpula do clima.
Harris disse no sábado que, embora os EUA apoiem os “objetivos militares legítimos” de Israel em Gaza, o sofrimento civil dentro do enclave tem sido muito elevado. A vice-presidente esclareceu que conversou em profundidade com vários líderes importantes da região sobre as expectativas que os EUA terão em relação ao planejamento pós-conflito.
“Muitos palestinos inocentes foram mortos. Francamente, a escala do sofrimento civil e as imagens e vídeos provenientes de Gaza são devastadores”, disse Harris numa conferência de imprensa no Dubai. “É realmente comovente.”
Israel afirmou que a sua campanha militar em Gaza visa destruir o Hamas, o grupo militante islâmico responsável pelo ataque terrorista de 7 de outubro que deixou mais de 1.200 israelenses mortos e fez outros 240 reféns.
It was an honor to join #COP28 in Dubai today.
I am optimistic that with ambition and bold action, we will continue to tackle the climate crisis and build a cleaner, healthier, more prosperous world. pic.twitter.com/6AWB2BSdlG
— Vice President Kamala Harris (@VP) December 2, 2023