política argentina

Karina Milei vira ‘chefe absoluta’ e acaba com disputas internas em partido

Partido “La Libertad Avanza” começou a se organizar em preparação para as eleições legislativas de 2025

milei
Karina Milei possui forte influência no partido La Libertad Avanza – Créditos: Reprodução

Quando a secretária-geral da Presidência, Karina Milei, fez um ato em prol do partido La Libertad Avanza (A Liberdade Avança, em tradução livre) em Buenos Aires, os apoiadores presentes começaram a aplaudi-la e referenciá-la como se o próprio Javier Milei estivesse lá. Não era para menos – “o chefe”, como diz seu irmão, decidiu liderar a assembleia nacional do grupo. Hoje, aqueles que enfrentariam Karina estão fora do governo.

Publicidade

Quem recebeu com um forte abraço a funcionária foi Juan Pablo Scalese, legislador que em breve será encarregado da presidência do partido. O jovem é considerado o “Ramiro Marra de Karina”, conforme definiu à Perfil um dos líderes atuais da organização. Agora, ele precisará concretizar todos os passos para que esteja no lugar certo durante a eleição legislativa de 2025.

Publicidade

Junto com Eugenio Casielles, foi um dos grandes derrotados internos pela raiz da irmã do Presidente. “Temos que estar todos atrás do que diz Karina que é o mesmo que Javier. Não te esqueças que ele liderou a campanha de 2021 aqui na Capital. É a continuidade, agora com Karina como referência nacional e da capital”, acrescentou outro dos presentes no evento.

Antes da chegada de Karina, Martín Menem foi nomeado titular da Câmara de Deputados, “Bertie” Benegas Lynch se tornou o diplomado nacional por Buenos Aires, Fernando Cerimedo ficou encarregado da estratégia digital, e Agustín Romo foi eleito o deputado de Buenos Aires.

A Perfil Argentina foi ao bar onde mais de 2.500 pessoas se filiaram ao partido. “Este evento é um golaço. Assim, em breve, teremos membros em todo o país e estaremos prontos para a batalha de 2025”, disse um dos presentes. Dentro do salão, os principais dirigentes esperavam os novos afiliados. Lá, tiravam fotos e dialogavam com os líderes.

Publicidade

Até o final do encontro, os novos afiliados puderam tirar fotos com Karina Milei. A política estava acompanhada por uma assessora que tomava pedidos, reclamações, solicitações e até cartas de pessoas que se aproximavam da irmã do presidente.

“Vi que com certeza temos mais duas mil e 500 pessoas, porque veio muita gente [hoje]. Agora vem um trabalho muito difícil de organizar toda essa informação e colocá-la em ordem para apresentar na Justiça. Mas certamente há mais de duas mil e 500 pessoas. Precisamos de quatro mil”, afirmou Scalese ao final do evento.

*Matéria publicada originalmente (em espanhol) em Perfil.com

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.