O líder da república da Chechênia, Ramzan Kadyrov afirmou nesta segunda-feira (11), que haverá forças russas em Mariupol, Kiev e outras cidades ucranianas. De acordo com a CNN, em um vídeo postado no seu Telegram, Kayrov afirmou também que Luhansk e Donetsk, serão libertadas em primeiro lugar para depois tomar Kiev e todas as outras cidades. O líder checheno ainda disse “que nenhum passo para trás será dado”.
Kadyrov já foi mais de uma vez acusado pelos Estados Unidos e pela União Europeia por violação de direitos, que ele nega. O líder da Chechênia disse, ainda, que não há dúvidas que Kiev será tomada. No domingo (10), as forças russas intensificaram ataques no leste da Ucrânia.
Conflito Rússia e Ucrânia
No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.
A mídia Next do Leste Europeu compartilhou o vídeo de Kaydyrov. “Ramzan Kadyrov diz que recebeu uma ordem de Putin para conquistar primeiro todas as regiões de Donetsk e Luhansk e depois disso Kyiv e todas as outras cidades.”
Ramzan #Kadyrov says he received an order from #Putin to conquer first of all the regions of #Donetsk and #Luhansk and after that #Kyiv and all the other cities. pic.twitter.com/EbH2YxkwaX
— NEXTA (@nexta_tv) April 11, 2022
*Este texto contém informações retiradas da CNN Brasil.