Yevgeny V. Prigozhin, líder do grupo mercenário Wagner, estava entre os passageiros de um jato particular que caiu na Rússia nesta quarta-feira (23). Um total de 10 pessoas estavam a bordo, segundo a autoridade de aviação russa, e ninguém sobreviveu.
De acordo com o jornal The New York Times, o Ministério de Situações de Emergência da Rússia disse que a aeronave – um jato da Embraer – caiu na região de Tver, ao norte de Moscou. Minutos depois, a agência de notícias TSS relatou que Prigozhin estava listado como passageiro do avião.
“Foi iniciada uma investigação sobre a queda da aeronave Embraer, que ocorreu esta noite na região de Tver”, disse a Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia, segundo a TASS. “De acordo com a lista de passageiros, entre eles está o nome e sobrenome de Yevgeny Prigozhin”. O jato viajava do aeroporto Sheremetyevo de Moscou para São Petersburgo, na Rússia, e caiu menos de 30 minutos após a decolagem.
Prigozhin construiu a força paramilitar privada que lutou em nome da Rússia na Ucrânia e em toda a África. Sua opinião acerca da liderança do exército do país o levou a instigar uma rebelião há cerca de dois meses – que ele mais tarde abandonou.