ESPANHA

Líderes da UE se reúnem em Granada para discutir expansão e migração

Chefes de estado e de governo dos países-membros prometerem apoio contínuo à Ucrânia na presença presidente Volodymyr Zelensky

Líderes da UE se reúnem em Granada para discutir expansão e migração
Líderes dos países-membros da UE se reúnem em Granada, Espanha (Crédito Foto: Captura de Tela/El País)

Os líderes da União Europeia (UE) estão na cidade de Granada, sul da Espanha, para uma cúpula informal centrada na expansão do bloco de 27 membros, nas divergências sobre a migração e na competitividade econômica.

Publicidade

A cúpula desta sexta-feira (6) ocorre um dia depois dos líderes da Comunidade Política Europeia, um fórum de mais de 40 países em todo o continente, se reuniram na cidade e prometerem o seu apoio contínuo à Ucrânia na presença do presidente Volodymyr Zelensky.

A promessa foi feita em um momento no qual aumentam os receios na Ucrânia de que a turbulência política nos Estados Unidos possa atrasar ou impedir mais ajuda ao país na sua luta contra a invasão da Rússia.

Uma divergência entre a Ucrânia e a Polônia a respeito das exportações de cereais ucranianas também levantou questões sobre se o apoio da UE a Kiev está diminuindo.

Na carta-convite enviada aos 27 líderes da UE antes do encontro de sexta-feira, o presidente do Conselho da UE, Charles Michel, disse que a reunião seria “um momento para olhar para trás e avaliar criticamente o progresso no fortalecimento da nossa soberania europeia, identificando as nossas conquistas, bem como as áreas que ainda requerem nossa ação política”. Ele acrescentou que “é também o momento de olhar para frente, identificando os desafios futuros”.

Publicidade

Uma questão que tem sido um desafio para o bloco chegar a acordo é o alargamento. Oito países têm estatuto oficial de candidato à entrada na UE: Turquia, Ucrânia, Moldávia, Albânia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Macedônia do Norte e Sérvia. A Geórgia e o Kosovo são potenciais países candidatos.

“O alargamento significa que os países candidatos têm reformas a implementar. Eles sabem o que precisam fazer. E do lado da UE, precisamos de nos preparar. Esta é a primeira vez em muitos anos que se realiza um debate de alto nível sobre um tema tão fundamental e decisões tão fundamentais”, disse Michel aos jornalistas em Granada ao chegar à reunião.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.